quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DESAFIOS PARA A 6ª EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA EM DOM INOCÊNCIO - PI

O município de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, tem registrado nos últimos anos uma quantidade preocupante de suicídios. Os casos acontecem principalmente em localidades do interior. Somente na última década, muitos jovens e adultos acabaram dizimando a própria vida por motivos muitas vezes desconhecidos. A forma mais comum é o enforcamento.
O último caso ocorreu semana passada, quando uma mulher se enforcou na localidade Floresta, no interior inocentino. A vítima era evangélica e dias antes já havia tentado realizar o ato, mais foi impedida por familiares. A carência de profissionais para auxiliar as pessoas com pensamentos suicidas no município impede que os casos diminuam. Apenas religiosos cumprem tal papel.
Ano passado, outra mulher evangélica já havia se enforcado em um pé de angico na zona rural do município. Para o Pastor Raimundo Nonato, da Igreja Assembleia de Deus de Dom Inocêncio, o suicídio é a ausência de Deus na vida do Homem. Segundo ele, nem todos que frequentam a igreja e que se dizem crentes possuem Deus no coração. “Frequentar a Igreja não significa ser cristão.” – pontua o religioso.
Nonato diz ainda que o principal agravante dos casos de suicídio em Dom Inocêncio é o sincretismo religioso de grande parte da população. “É o sincretismo religioso que leva o povo a adorar a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo.”, diz ele relatando que muitas pessoas afirmam crer em determinada religião cristã, mas mesmo assim procuram outros meios para resolver os problemas, como simpatias e pais de santo.
A taxa de suicídios no Piauí é de 7,1 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em 1998, essa taxa era de 2,5 para cada 100 mil habitantes. Entre os jovens, o Piauí possui a taxa de suicídios mais alta do Nordeste e a quinta maior do Brasil. O suicídio é a causa da morte de 7,3% dos jovens de 15 a 24 anos no estado. De 1998 a 2008, o índice de pessoas que tiraram a própria vida no Piauí aumentou 221,7%.

Extraído do face Expedição Missionária - Piauí   via  artigo publicado por Gustavo Almeida no site SãoRaimundo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário