terça-feira, 28 de agosto de 2012

UM OUTRO EU?


Quantas vezes nos encontramos conosco mesmo durante o dia? Eu não estou falando dessa pessoa  que  acorda, se arruma , perfuma-se , se  veste bem e vai a escola ou ao trabalho.  Falo da pessoa interior que somos , que nos entrega e que muitas vezes nos envergonhamos. Sabe quando você acorda e  sente um desejo enorme de ‘ser criança’ , não  na forma literal, mas no âmago da alma  se desprender  de estereótipos que vamos aprendendo  a vestir durante os anos. Uma criança é desprendida, ela não precisa mascarar nada, ela é autentica.  Ela sorri  na sua angélica sinceridade. Ela corre  ,brinca  e se entrega ao abraço  sem medir  futuras intenções.  Existe uma pergunta  que a nós  deve ser feita  (e espero que bem respondida) durante todo o tempo: Quem realmente Somos? Sim, eu e você ,quem realmente somos. Será que temos criado um personagem  que agrada  as pessoas , a multidão e no silêncio do quarto  ao tirar a máscara chora  de vazio. Será esse personagem tem sido realmente  sincero diante  dos amigos, fatos  circunstanciais da vida? O Salmo  51  revela  o que  dá prazer a Deus   “ Eis que te comprazes na VERDADE no ÍNTIMO...” Está aqui o que agrada a Deus, SINCERIDADE.  Mostrar para Deus quem nós realmente somos. Podemos orar  ‘orações’ lindas sem  ao menos termos dito  algo sobre o nosso EU ÍNTIMO, quem realmente somos, o que nos move ou motiva de verdade.  O profeta  Isaías   diante  da morte do seu apoio  viu realmente quem ELE ERA,  ‘Então disse: ai de mim! Estou perdido!Porque sou um homem de lábios impuros , habito no meio de um povo de impuros lábios...’ (Is 6.5). O profeta tornou-se uma personagem, entregue  ao que aquela sociedade vivia. QUEM REALMENTE É VOCÊ?  Possivelmente essa resposta não é dada  nas nossas declarações ou ações  por receio, medo mesmo, de que as pessoas se afastem de nós,descubram quem realmente somos,por isso tememos. Davi entendia isso e soube  descrever o coração de Deus ‘amas a verdade no íntimo’, é assim que Deus gosta que sejamos,sinceros. Com nossas ‘máscaras’ enganamos o vizinho, o  patrão, amigos .... mas não  conseguimos enganar a Deus. É preciso muitas vezes pararmos com orações contemplativas e começarmos a orar  uma oração SINCERA, de entrega do ‘eu’ , do impostor que  quer tomar o lugar  de quem realmente somos. Perdemos nossa identidade para agradar  a multidão. Sob trechos do livro  do Reverendo Brennan Manning conseguimos ter uma idéia de como o Impostor atua em nossas vidas:
O falso eu desempenha seu papel ilusório, protegendo-nos ostensivamente —, mas o faz de um jeito programado para manter nosso medo de sermos abandonados... Os impostores se preocupam com a aceitação e a aprovação. Por causa da sufocante necessidade de agradar outros, não conseguem dizer não com a mesma confiança que dizem sim. Por isso fazem das pessoas, dos projetos e das causas uma extensão de si mesmos, motivados não pelo comprometimento pessoal, mas pelo medo de não atingir as expectativas dos outros.
Para alcançar aceitação e aprovação, o falso eu suprime, ou camufla, sentimentos, impossibilitando a honestidade emocional.”


Vivemos  sufocados por cumprir a expectativa dos  outros. O que nos agrada realmente (poucas vezes) mal conseguimos viver ou fazer. Existe uma necessidade de corresponder  a multidão, e ela grita: Cale-se  e viva como os modelos que agradam  a todos.  Dentro de ‘sistemas’  religiosos ou não , encontramos isso, a padronização(roupas, jeito de falar,jeito de orar...), que sejam todos iguais e os diferentes ‘excluídos’ , calados ou isolados. O profeta  Joel  conclama  a  ‘rasgar o  vosso  coração e não as vossas vestes’ sermos sinceros com o pai no nosso íntimo. Não enganamos Deus com ofertas, com sacrifícios, Deus nos conhece no íntimo e por isso ele espera de nós  autenticidade.  Eu preciso aprender a cada dia  a me entregar, entregar realmente quem eu sou, meu gostos e maus gostos  a ele. Minhas imperfeições,motivações,  passos  e caminhos  que precisam ser melhorados. Que o Senhor nos livre de nós mesmos, de nos tornarmos apenas seres mascarados , e sim , sermos  homens e mulheres de um coração onde o pai habita.

Em Cristo , a ele toda glória e honra , Robson L. Sousa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário