quarta-feira, 20 de abril de 2011

Grato Eu??!

Olá pessoal

Ultimamente várias coisas tem se passado por minha cabeça(pente sim ,graças a Deus piolho não...rsrsrsrs), são fatos, situações...algumas delas presenciadas outras apenas imaginadas. Para se ter uma idéia uma dia estava num culto e ali observava a maneira da condução da liturgia, era algo do tipo ‘Culto de supermercado’ , geralmente num supermercado só se entra para buscar alguma coisa(comprar,adquirir), nunca vi e nunca fiz também um ato de agradecimento ao dono do supermercado por ele ter os objetos que num supermercado se vende. E parece que esse reflexo tem nos atingido, ainda que pra alguns de uma forma tão sutil que nem percebem. Neste culto , pude perceber que todas as orações, palavras intelúdicas se prestavam unicamente a “estar ali para receber algo de Deus”, algumas frases que até gostamos de ouvir, mas que na verdade não refletem uma verdadeira dependência de Deus, mais sim, uma forçamento de barra’ para exclusivo e unicamente nos abençoar. Estando abençoado, é o que importa. Custo acreditar, mais a verdade do fato é que nosso discurso tem sido distanciado de nossas práticas de adorador. Por trás de uma camada de gratidão a Deus, esconde-se o egoísmo de sermos apenas atendidos por Deus naquilo que nós precisamos , tudo isso(e apenas) para mostrar que somos ‘os mais usados ou beneficiados por Deus’. Veja os discursos lambuzados por ‘Deus está aqui’, ‘Deus está aqui pra te abençoar’ , ‘ Jesus vai te dá vitória’ ...e Deus estando ali é necessário que seja o Deus que tudo tenha que fazer para provar : (1º) Que o homem(gênero) que está pedindo algo seja realmente de Deus. (2º) Que Deus seja realmente Deus para dar. O tempo passa e parece que a cada tempo fica a demonstração que mais parecemos com o povo que saiu do Egito e dizia:
“Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos...(Nm 11.5)... E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?” (Nm 14.2,3)

O povo do Egito era um povo que não tinha o desejo nem a prática de agradecimento, eram múrmuros. Não vou muito longe num exemplo, falo de mim mesmo, existe um confronto diário sobre o tipo de cristão que tenho sido. Se um pedinte tipo aquele da porta do templo em Atos 3, pois era um homem que só pedia ou alguém que também sabe agradecer. Esse tem sido um dos meus desafios diários. Nós temos de herança do velho homem um sentimento de rebeldia e afastamento de Deus intrínseco que precisa ser mortificado a cada dia em Jesus. Tenho plena certeza que pedir é um instrumento possibilitado pelo próprio Deus, ele mesmo disse: “Porque qualquer que pede recebe” (Lucas 11:10) ; pedir é uma condição para se ter algo, mais quando isso se torna uma constante ao ponto de termos Deus como aquele que ‘ tem a obrigação de dar/nos abençoar’ entendo que isso já virou doença.
Que tipo de culto temos oferecido a Deus? Como temos nos relacionado com ele? De que maneira eu vejo Deus? É importante podermos sempre colocarmos em choque o nosso tipo de culto (falo de forma pessoal) e nossa postura com Deus para assim crescermos. É preciso pedir ao próprio Deus que nos ajude a identificar como tem sido nosso coração, pois podemos pensar de uma maneira e agir de outra. Talvez, assim como eu, você tenha repensado como podemos ser gratos a Deus por todos os seus benefícios. Ir a um culto e pedir pra ser cheiro do Espírito Santo e isso não trouxer uma transformação em minhas ações, para nada serve. Pedir a Deus para ser abençoado se ao abençoar saímos da vontade dele,é fato triste. Tenho visto, e visto muito, pessoas que buscam a Deus apenas no intuído de querer algo de Deus para se mostrarem diferentes e pouco agradecem pelo que Deus é. Ter dons espirituais, visões, línguas, revelações sem ter um coração grato, para nada serve além de ser para seu próprio endeusamento. Triste pesar destes últimos tempos, pessoas amantes de si mesmas(II Timóteo 3:2) que usam Deus como quem usa um capataz para satisfazer suas próprias vontades. Um último questionamento (antes das pauladas...kkk): Será que o que somos hoje, por aquilo que temos hoje, se não tivéssemos, seriamos os mesmos? Agiríamos iguais? Bem, a resposta cabe a cada um de nós.Mas mesmo nos recusando a responder ou não , Deus tudo sabe. É forte (Brasil) mais é real.
A palavra de Deus nos diz em 1 Tessalonicenses 5:18: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” Não importa se estamos num tempo excelente ou ruim, a vontade de Deus é que sejamos gratos. E isso só é possível em Cristo Jesus. Nele podemos reconhecer que estamos vivos e isso se dá pela Sua presença, proteção e sustento.
Não confunda gratidão com acomodação e muito menos com saudosismo, pois, a gratidão nos impulsiona para o futuro gerando expectativa e fé.Ser grato é olhar para o passado e reconhecer que Deus nos acompanhou até aqui. Ser grato é olhar para o futuro com a certeza de que o mesmo bom Deus irá nos acompanhar amanhã.


Aquele que não sabe agradecer não serve para viver.
Grande abraço, e obrigado Deus por ter me oportunizado esse tempo, em nome de Jesus.


Robson l. Sousa
Twitter: @robtigers
Msn: robfriend2@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário