quarta-feira, 20 de maio de 2009

Boa Velhice!


“Assim Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel... E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória;” (I Cron 29.26-28)

Uma boa velhice é o que todos nós almejamos. Gozar de perfeita saúde é essencial na vida do ser humano, e todos desejam uma vida de excelência nesta área.
Todos desejam praticar uma atividade física e manter-se em plena saúde. Os exercício são importantes, estar sedentário nunca é bom para o coração. E para não deixar você sedentário na leitura, queria compartilhar com você mais um momento de palavra de Deus. Talvez ao iniciar a leitura o amado(a) tenha logo figurado que iríamos tratar de coração ou algo sobre não ficar parado. Mais não, queria neste momento falar de velhice, sim de Davi.
A bíblia diz que Davi teve uma “boa velhice”. Mais entendo que ele não começou a vida e fico parado e esperou acontecer a boa velhice. Não , Davi viveu. Ele acertou , desafiou, errou muitas vezes, mais a bíblia afirma que ele morreu em boa velhice.
Davi era um homem que desafiava a monotonia. Isso é demonstrado quando ele diz:

“...não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada”.( II Samuel 24.24)
Sabe querido, quero chegar no ponto chave desta mensagem.
- Mesmo sendo velho, Deus pode fazer coisas novas quando nos dispomos.

Davi construiu uma carreira brilhante, mesmo com seus erros, ele foi um dos homens mais brilhantes da face da terra. Mesmo velho, quis fazer algo novo para Deus.
E DISSE Davi: Esta será a casa do SENHOR Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.
(I Crônicas 22.1)

O motivo que não possibilitou Davi edificar a casa do Senhor não vem ao caso neste momento. Mais reitero, Davi mesmo em idade avançada procurou fazer algo novo para o Senhor.
Fico pensando nestes últimos tempos com essa visão religiosa de que o nome da pessoa é mais importante que algo que ela possa fazer de “novo” em prol do reino. Um dia desses falando com um irmão sobre isso, sobre algumas proposta para evangelizarmos que poderíamos fazer e a pessoal foi taxativa:
“Quando forem analisarem isso, verão que foi no meu tempo...e nasci num tempo que não tinha isso”
Poderia ter dito, sim Mas Davi também nasceu num tempo onde não tinha um templo e desejou faze-lo.
Glorifico a Deus quando vejo alguém se entregando na obra, doando se....fazendo de tudo para vidas serem alcançadas pelo evangelho de Cristo.
“Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei”.
(I Cor 9.19,20)

Paulo, na síntese está dizendo que se entregou no que foi possível para ganhar vidas e propagar o reino de Deus. Não se pautou apenas no seu nome de “apóstolo”, e assim disse que sua nomenclatura seria mais importante que as vidas,mais fez algo novo em todo o tempo para o Senhor.
Tenho visto muitas pessoas ansiosos pelo reino de Deus e param em barreiras que o homem construiu. Uma exemplo bem claro disso foi quando escutei alguém de mais de 60 anos dizer: “ O Estado do Piauí é um lugar de corações duros, as pessoas não se convertem...” é muito interessante escutar essas coisas, pois esquecem de analisar outros fatores. Vejamos aqui alguns fatos:
Primeiro, de acordo com o IBGE , o Estado do Piauí é um dos mais católicos da federação, na verdade o 2º perdendo apenas para o Estado do Espírito Santo;
Segundo, quando uma igreja tradicional adentra uma cidade interiorana, ela acaba fechando as portas para outras denominação. Pois acaba atacando por não estarem no mesmo sistema de costumes.
Terceiro, as pessoas que são lideres religiosos em sua maior parte não compreendem que a igreja está composta de pessoas de idade menor, mais novos e isso tem gerado um conflito de gerações.
Tudo isso tem colaborado para este estado ser o que é em relação ao pequeno numero de evangelicos que tem. Muitos se acham donos "do reino de Deus", é lamentavel tudo isso.
Acredito que existem muitas pessoas que estão livres em Cristo, porém presas, desejando fazer algo a mais e sendo cortado por conta do tradicionalismo, do nome que foi constituído com o passar do tempo, e algo que sai fora de tudo o que ele fez não pode,pois há o receio de ser visto como um inovador pelos outros. Existem muitos irmãos dentro de igrejas que desejavam falar de seus projetos e sonhos para a obra, mais estão reclusos, angustiados , pois sabem que se abrirem a boca serão vistos de maneira diferente e até possível discriminatória. Acredito que existam pessoas que entendem o Cristo é a maior excelência que existe, o nome sobre todo o nome e não as placas das igrejas, suas tradições, seus formalismos, seus nomes (pastor tal, evangelista tal,missionário tal...) que são mais sublimes que o nome de Cristo, afinal esse titulo foi dado a Jesus Cristo “... e lhe deu um NOME que é sobre todo o NOME;”(Fil 2.9)
Muitos obreiros de hoje querem viver seus ministérios na vida de outras pessoas, e não entendem que o tempo que passou ,passou... seu tempo foi aquele.São exemplos hoje, concordo que sim, e bons exemplos até.Mas não podem querer manter essa visão de tempos atrás como padrão para todos. Minha oração tem sido para que Deus levante outros ministérios,e estes , pautados na bíblia para o local onde eu moro, pois entendo que muitos não tem afinidade quanto as formas litúrgicas e poderão encontrar em outros ministérios um local para estarem bem na presença de Deus. Não posso ser egoísta e dizer que a porta do céu é nos revelada apenas num lugar. Deus tem sua “multiforme graça de Deus.”( I Pedro 4.10) , Deus tem suas maneiras de levar vidas ao reino celestial. Entendamos que somos apenas canais para isso e não ditadores ou juiz.
Alguns momentos da narrativa bíblica nos relatam que até os maiores homens se equivocaram quanto ao que era as formas de Deus trabalhar. Pedro no episodio do Centurião Cornélio, pois Pedro pensava que era uma coisa e Deus lhe mostrara outra: “Não faças tu comum ao que Deus purificou”. Pedro achava que o Centurião não poderia ser salvo ou ter suas orações ouvidas. E o que falar do profeta Samuel quando foi ungir primeiro rei de Israel, que ao ver Eliabe logo disse: “Certamente está perante o SENHOR o seu ungido” e teve que escutar de Deus: “Não atentes para a sua aparência... o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
Esses homens pensaram que tinha total controle das ações de Deus e Deus mostrou que faz coisas novas do improvavél. Amado(a), você precisa continuar, se o momento não está favoravel, espere em Deus e saiba que ele tem suas formas de agir.Daquilo que pode não ser nada, Deus tirou um rei. De um homem que foi visto com não salvo, naõ digno de salvação, Deus visitou sua intimidade mandando um anjo com resposta de suas orações. O tempo de Deus na tua vida está chegando, continue e se prepare para o mover dele em areas da tua vida e na vida de muitos outros.
Não sei como você termina de ler esta mensagem, concordando ou não , entendo que Deus tem suas formas de trabalhar e muitas vezes espera de nós algo novo para ele.
Deus conta com a nova geração e não despreza a antiga para impactar cidades, reinos, vidas com seu amor. Deus usa homens e homens usam estratégias.(muitas novas) Anote isso, escreva na sua agenda. Cole na porta da geladeira, mais saiba que Deus tem você como uma arma de guerra nas suas mãos. Arma essa que tem munição de vários tipos.Cabe a você saber usa-las.Se você é um jovem ou já um senhor de idade, isso não importa, importa entendermos que ‘”ainda que o nosso homem exterior se corrompa (envelheça), o interior, contudo, se renova de dia em dia”.
( II Cor 4.16)


Por Robson L.Sousa
Abraços e tenham um dia de bençãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário