sábado, 6 de setembro de 2014

Um belo palácio não faz um bom rei

Essa expressão está na bíblia sagrada em Jeremias 22.15( bíblia viva) em referencia  a profecia contra a casa real de Judá. O Senhor através do profeta Jeremias , logo nos primeiros versículos  deste capitulo , Deus   alerta  o rei em relação ao trato  com o povo , com a forma  de tratar o  pobre , o estrangeiro , órfãos, viúvas e o derramar de sangue inocente naquele lugar. O Senhor faz uma comparação com o filho que assumiu o trono de seu pai  Josias. Sobre este é feito uma pergunta: “Você sabe por que seu pai teve um reinado longo e abençoado por Deus?” e a resposta logo vem: “ Porque foi um rei justo  e bondoso!”. E mais a frente  diz como essa justiça e bondade foram exercidas ‘ Ele cuidou dos pobres e resolveu os problemas dos necessitados,por isso tudo correu bem para ele.’
No Brasil hoje estamos num momento  delicado , num período de eleições , e não é de hoje que a política nessa nação é maculada pelo engano   e ganância famigerada  de cartéis  que tem como   o cargo político  sua única função e meio de vida. O que tem acontecido é que essa nação a nível de Brasil , Estados e municípios tem sido  saqueados  , oprimidos  e sufocados por esses corvos  políticos. O interesse desses não é muito diferente daqueles  listados   pelo profeta Jeremias  no capitulo 22.17   onde   mostra-se o cerne e interesse desses políticos “Mas você só pensa em juntar riquezas e para isso faz planos desonestos. Você derrama sangue inocente, explora os pobres e arranca dinheiro de quem já não tem mais nada a dar.” 
Fico pensando o motivo pelo qual os políticos brasileiros em todas as esferas (País,Estado e principalmente município) não governam para o povo , mas primeiro governam para eles?  Não há outra intenção de Deus permitir que uma pessoa assuma um cargo senão para beneficiar  os necessitados , aplicar justiça e ser bom  na sua administração. O que tem ocorrido  , como acima mencionado é o interesse próprio , e com isso  já começam sua administração vendida para  grupos de empresários ou patrocinadores.  Não existe   um meio termo  diante disso , ou fazemos a vontade de Deus onde estamos ou perdemos tempo   buscando uma solução apenas para nossos problemas. Sim, ‘um belo palácio não faz um bom rei’ , não adianta   dizer que tem o melhor se esse melhor não chaga ao próximo. Se não alcançar o coração de Deus  fazendo sua vontade , não adianta agradecemos  a Ele  se estamos em caminhos errados.  O local para pessoas que assim agem , é serem esquecidos  e pior que isso   é ‘ ser enterrado em sepultura de jumento’ (Jer 22.19).  Quando  a cidade não é alcançada por quem a administra , quando os benéficos não estão ao alcance da população , quando  o trabalhador  demora  a receber seu  salário trabalhado, quando injustiças são praticadas, sangue inocente derramado  (por faltar um médico , por faltar um medicamento...) ,  e tantas outras injustiças , Deus fica  cansado dessas atitudes e toma suas providencias:
            Arranca do trono (Jer 22.11)
       Ninguém chorará por sua morte (Jer 22.18)
      Enterrado como jumento (Jer 22.19)
      Levados pelo vento ( Jer 22.22)
         Arrancado e jogado fora (Jer 22.24)
     Não ter sucessão (Jer 22.30)
Entendo que  as prerrogativas de Deus não ficaram apenas no passado. O que Deus está tratando aqui é o cuidado com o povo , com os necessitados. Muitas  das coisas que aconteceram no passado são analogias , ensinamentos e direção para esse tempo de agora, por isso ele pede que oremos por aqueles que são autoridades ‘ore dessa forma pelos reis e por todos os outros que exercem autoridade sobre nós ou que ocupam cargos de alta responsabilidade, afim de que possamos viver em paz e tranqüilidade, passando  o nosso tempo vivendo piedosa e dignamente.’ (I Tim 2.2).  Deus ainda está no controle de tudo , nada foge ao seu controle. Seu cuidado é eterno. Minha oração  nesse tempo é que o Senhor abençoe nossa nação , e de forma direta , tenha misericórdia do município onde moro. Deus ainda tem o melhor para essa terra. Deus ainda é Deus e novos tempos virão sobre locais desertos. Eu creio!!! 
Grande abraços, Deus abençoe a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário