domingo, 26 de janeiro de 2014

FOI NA MARGEM DO RIO...

Domingão chegou.... estou parcialmente de férias e parcialmente trabalhando, já que em um dos empregos que tenho , de professor, as aulas ainda não começaram.  Sabendo disso, aproveitei  e acordei mais cedo, fui pescar. Peguei a moto recém comprada, uma dessas simples mesmo, e dei pé para a barragem ( dei ‘pé’ é só expressão, fui devagar mesmo..rsrs) , a sensação de andar numa moto é muito legal, é um ser livre...vento na cara, a natureza ali do seu lado...sons   e uma mobilidade maior na estrada. Essa sensação de liberdade é muito boa ... na estrada a caminho da barragem, agradecia a Deus por um tempo tão agradável. Sabe aquela vegetação de caatinga começando a ficar verde por conta das chuvas, era isso que eu tinha de vista  , e que vista boa. Ao chegar na barragem  me deparei com alguns irmãos de uma igreja vizinha , estavam procurando um lugar para fazer um batismo de algumas pessoas. Logo , eles foram para um local mais a frente na barragem , havia um lodo verde em alguns locais da margem. Enquanto eu pescava , escutava os  cânticos ‘ ...se o caminho é estreito , a porta é também.Tudo está feito , não demores e vem! no portal da vida, Cristo achará, ao findar a lida  lá no céu tu estarás ....’ , enquanto jogava a isca e puxava, me lembrava do meu batismo, também numa barragem. Foi um tempo muito maravilhoso. Era eu um adolescente.
Hoje sinto que a estrutura eclesiástica mudou. Lembro-me de um amigo que é um pastor itinerante, mas que congregou conosco por uns dois anos , e mais que isso vive pregando por esse Brasil  em recente conversa  disse: ‘Naquele tempo  anunciávamos o evangelho sem  querer nada em troca, sem querer ser reconhecidos, hoje o sistema é outro, logo  as pessoas estão atrás de fama e notoriedade.’  Fico pensando naquelas vidas que desceram às águas hoje , exatamente neste domingo agradável, como será a vidas deles? Essa pergunta é pertinente, já que existe um modelo a ser seguido, um modelo que agrada. Não sei se neste  batismo houve a  conversa  chave, aquela que  separa o antes batizado para o agora batizado ‘ você não pode mais....’ frase essa usada num dos sermões  em relação a usos e costumes na igreja que congrego. Falar de igreja é um pouco complicado, principalmente para quem  tem um cargo na igreja, geralmente segue-se o manual  , o que a cartilha aponta. Ser alvo de  tirania , perseguição  e ameaças está fadado a pessoa que fala algo que discorde da liderança. O mais triste de tudo isso  , é que se usa o altar para macular pessoas. Passar uma imagem de que a pessoa que criticou é um servo do mal , do diabo , assim, santifica-se aquele que macula as pessoas. A idéia mais básica que precisa ser seguida é que antes de ouvir homens , que as pessoas escutem a Deus. Que tenham tempo de leitura da palavra de Deus, que orem e tenham tempo de relacionamento com  Ele. Posso garantir que algumas coisas que escutamos em certos sermões não foi aquilo que Jesus queria dizer, Mas a habilidade de distorcer as coisas  a seu favor é sedutor, logo , servirá a um destino, falar o que  bem quer com seu bem objetivo e na maioria , objetivos pessoais.
Percebo muita gente  nos bancos da igreja, que apenas estão lá , esperando  o tempo  de Deus, pois para os homens  o olhar é de que não serve mais. Não consigo olhar para uma pessoa e achar ou crer que essa pessoa não sirva para algo , para um propósito. Acho que por isso que Deus quando envio seu filho Jesus e este dizia que havia vindo para os  doentes e perdidos e não para os bons. Nos achamos tão bons  que pensamos ter o direito julgar as pessoas. Ir a todos os cultos não garante o direito de julgar as pessoas. Sempre falo que se o homens tiver oportunidade de passar a perna (enganar) no outro ,ele o fará. Foi assim com Jacó e Esaú; foi assim com  os dois discípulos que queriam  um lugar especial ao lado de Jesus. Davi fez isso com Urias.... e são vários os exemplos que podemos observar.
Na bíblia encontramos  Paulo alertando  os gálatas sobre a liberdade em Jesus e o seguir as leis. Relata ele que, milagres não são por seguir normas , mas pela fé e até mesmo  serem salvos por seguirem estatutos(ler cap 3 de Gálatas). Como diz um famoso pastor brasileiro ‘é forte Brasil!’ , mas  a igreja evangélica brasileira  tem  entrado num estado  de confusão, não sabendo  o que Deus quer para este tempo. Estão tão acostumados com  tomar as decisão e Deus que abençoe depois que já não precisam mais de Deus para decidir, apenas para abençoar suas decisões e projetos. E diante disso, não se prega o que realmente deveria ser pregado, o Reino de Deus e quando os que fazem , acabam recebendo o nome de  estranhos. O costume nos faz  bem, nos direciona , mas não é padrão. Fico pensando quantas pessoas foram excluídas de igrejas por usarem calça comprida , viram televisão ou até mesmo  acompanharam seus maridos em alguma festa. O que eles (classifico assim) , alguns religiosos chamam de liberdade, nada mais é  do que a liberdade dele. Se passar daquilo que ele acha correto, então é pau na cabeça dos irmãos. Sabe , minha oração é que diminuamos tantas barreiras criadas pelo homem para chegarmos a Deus de não vermos mais Deus como um juiz que tem raiva de sua criação, mas que os ama e acima de tudo , tem pensamentos maiores e melhores para eles. Possivelmente alguém que está passando por um momento de crise dentro da instituição, alguém que foi  e está cheio do amor do pai , mas que foi  colocado de lado , esteja triste, desanimado , fique sabendo que você é muito amado pelo pai, quando Deus te fez ele se alegrou com a tua vida. Como um pai que não nos dá pedra quando pedimos pão , ele nos ama incondicionalmente. Assim como eu , agarre-se  na  sua misericórdia e no seu amor e continue o buscando, ainda que alguns pensem que Deus te abandonou, ainda que eles mesmo tenham te abandonado, Deus é um pai de amor , e que segura em nossas mãos em todos os tempos.
Tenha um bom dia , Deus te abençoe!
Robson Sousa

@robtigers

Nenhum comentário:

Postar um comentário