segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Orações,Facebook e eu.



                                 
São  10:11  da manhã de domingo, estou sentando em frente ao computador , do lado , minha bíblia  e do outro meu telefone. O  meu cachorro Bhatz está no muro , uma grade o separa dos cômodos das casa,  acabei de banhar , não agüento caminhar direito, estou com o pé direito com alguns cortes adquiridos ontem  por conta de um banho numa barragem, numa  viagem a uma cidade  próxima. Tenho quatro páginas  de internet abertas, uma  de um site de noticias ,outra  está  carregando um vídeo do Thalles Roberto quando este  foi ao programa do Raul Gil , o áudio vem de uma página de um culto on-line que estou  ouvindo   e a última das quatro  está aberta na página do Facebook, este atualizado  de minuto a minuto.  
Diante de tudo isso uma pergunta martela minha cabeça : ‘Por que nos prendemos  a essas coisas  , e muitas vezes ao ponto  de gostarmos mais delas que  de  orar?' ,  Essa resposta não pode ser dada  por ninguém , senão eu mesmo. Sou eu que preciso responder. Desde quando acordo  até a hora que  finda o dia , é disso que  tenho que responder  “Por que  minha motivação para orar não é a mesma que tenho para fazer outras coisas , principalmente navegar na internet ou vê televisão?” , tem uma situação que acho  que mostra  o ‘desespero’ subliminado, são daquelas pessoas que  postam suas orações no facebook, referindo-se a Deus  nas suas páginas como se  Deus também tivesse um facebook. Possivelmente esse seja o meu desejo e o de muitos ,  que Deus tivesse um face também. Como  seria bom, lançar a orações e Deus ‘curtir’, que massa!  Ter teu comentário, oração ou parte de orações  curtidas por Deus... Fantástico!!!  Muito melhor ainda seria Deus ‘compartilhar’  nossas publicações  na sua própria página para todos verem, até os habitantes do céu... Uauuuuu!!!  E com certeza piraríamos se  o próprio Deus  ‘comentasse’ nossas publicações... ae as minas piram!
Cheguei a pensar nisso (vai dizer que você nunca pensou também?), na possibilidade de Deus ter seu  Facebook.  De poder  facilitar as coisas para nós. Esperamos mais o computador ao ser ligado abrir , que nesse tempo  orar ao pai.  Isso é fato, a tecnologia nos ajuda, não sou um ‘anti-tecnológico’ ,  precisamos disso, porém não  (posso) podemos  deixar de  estruturar nossa vida , e esta através da oração.  Uma coisa que pude perceber lendo a palavra de Deus é a ênfase  dada a oração, então concluo , orar é fundamental  para manutenção da vida , assim como o ar e a água ...nos alimentar o são.  Semana passada  meditando sobre isso  entendi uma coisa , a de que ‘Satanás não tem raiva pelo fato de você existir, mas sim de termos um relacionamento com Deus”.  Disso sim , ele tem raiva. Existir  não  te garante o fato  de viver , de viver  uma vida com  o propósito de Deus.  Deus criou Adão e Eva para um propósito , assim como criou você  e eu , mas se não dermos alinhamento a este propósito (e orando por isso) acabaremos apenas existindo. Não digo que você  deixe de expressar suas orações na tua página do ‘face’, mas te garanto, Deus não tem Facebook.
É perceptível , temos uma necessidade enorme de nos comunicarmos, romper barreiras, alcançar povos ,inovar no mundo, provocar mudanças.... tudo isso o poder da comunicação  faz , mas  interessante é que quando levamos isso para o campo da oração, parece um tanto que ‘enfadonho’.  Mas por que isso acontece?  Eu poderia usar uma resposta abrupta e dizer : “Pelo fato de muitos serem preguiçosos”, mas não fecharíamos uma resposta apenas com essa menção.  O fato é que temos acostumado e o mundo tem ditado isso, nossa mente  a ter as coisas RÁPIDO. Comemos rápido, lemos rápido, vivermos rápido, trocamos o carro rápido, oramos rápido ....e assim, queremos respostas  RÁPIDAS. Esperar não está no ‘menu’ das pessoas  nos restaurantes, então , queremos  na mesma pressa que vivemos  ter as respostas das nossas orações. (É FORTE BRASIL!!! )  Outro fator também é o prazer , parece que as pessoas estão ficando cada vez mais ranzinzas. Lembro-me de uma vez e até acho que já contei isso em alguma publicação aqui no blog ,  de uma viagem que fiz a trabalho e numa das paradas  para almoço, enquanto uma amiga cristã evangélica  contava-me situações da vida dela e sorria prazerosamente, um rapaz que viajava conosco a interpelou :” ... e crente pode sorrir assim...”  Como quem dizia “E vocês são normais”. Ensinaram um ‘evangelho’ de cara feia ao povo , e eles se prenderam a isso. Temos prazer em passar horas navegando na internet, nas páginas do face e tantas outras , mas quando partimos para a oração, ai o corpo e a mente pesam , então pedimos desculpas  ao céu e vamos dormir cansados de nada ter orado. E finalizo , com a desculpa do tempo, gostamos  de colocar desculpas em tudo e em todos, adquirimos isso desde o Éden...Foi a mulher , e a mulher  jogou pra serpente, foi  a serpente.  Digo isto, porque por usei (e as vezes meu cérebro condicionado ainda o faz)  desculpas para não orar  ou ler a bíblia. Reconheço, eu preciso melhorar, e me cobro em relação a isso.  Finalizo com a frase do John Piper : “Uma das maiores utilidades  do Twitter e Facebook será provar no último dia que falta de oração não foi por falta de tempo."
Que oremos, que eu ore.

#Qualquer semelhança com alguém é mera Coincidência. 

Grande abraço e até a próxima, em paz , Robson L. Sousa.  

Um comentário:

  1. Adorei este texto, grande verdade, muitas pessoas não se dão conta disso tudo, até eu! Deus sabe tudo que se passa nas nossas vidas, tudo de bom e ruim que fazemos, Ele está conosco o tempo todo, e nós estamos com Ele o tempo todo? Dificil responder né...

    ResponderExcluir