domingo, 20 de março de 2011

PERPLEXIDADE...DOIS(2) FATOS


Essa semana duas coisas mexeram muito comigo, e estarei comentando delas aqui...são dois fatos que parece relatar o caus que a natureza humana se tornou até serei ousado em dizer que a maldade que habitava o coração das pessoas no inícios da raça humana é a mesma que tem sido demonstrada nos dias hodiernos.
“E viu o SENHOR que a maldade do homem ...e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” Gen 6.5.

O que mais me deixa triste é perceber que essa maldade no coração do homem esta tanto para os que estão fora quanto dentro das igrejas evangélicas brasileiras, e uma delas não muito longe de sua casa. A primeira coisa que me deixa chocado é a frieza dos homens nos dias de hoje. A morte virou atração de luxo, se não tiver num dos noticiários a presenças de notas com acidentes, catástrofes,assassinatos e com isso pessoas mortas é como se a noticia não tivesse validade. O homem tem se tornado uma pessoa fria...cruel e vazia de sentimentos. Um dia desses chegava do trabalho e nos poucos minutos que tive para me preparar para sair para a universidade via num canal de tv aberta cenas de um assalto seguido de morte. O jovem abriu o portão da casa dele e um bandido entrou, estava o bandido amparado por mais três meliantes, depois de roubar as coisas saiu e quando passou pelo portão que antes entraram o jovem estudante fechou, nisso volta um dos bandidos e dá um tiro na cabeça do jovem que morre na hora. O desespero tomou conta dos pais do jovem batalhador. Dias depois prenderam três dos quatro bandidos, e quando perguntado ao que atirou no jovem estudante, o bandido apenas respondeu: “Atirei porque ele bateu o portão com força quando sai...” Triste vida de um jovem vazio de princípios e valores, que para mostrar que é homem com ‘H’ tem que sair por aí matando sonhos de pessoas que só querem viver sua vida da melhor forma possível. Isso me abalou, logo que vi as cenas pensava (e este pensamento acompanhou minha viagem para a universidade) o quanto somos apenas ‘numeros’, o jovem que morreu possivelmente será mais um número na estatística dos falecidos neste ano. O que matou, mais um ‘número’ que vai para cadeia porque não teve ou deixou escapar as oportunidades que teve na vida. O mais impactante de tudo isso, é continuar assistindo o programa de tv depois de uma morte dessas ver o apresentador dizer: “vamos para os nossos patrocinadores” como se nada tivesse acontecido, ou se o produto que vai ser oferecido podesse amenizar a revolta que sentimos por ver pessoas matando pessoas a sangue frio. O produto do comercial não diminuiu a dor que os pais do jovem estudante sentiu...mais eles também fazem parte dos números que nos vezes perceber que este mundo já esta no maligno por conta da obra mais preciosa de todas, o ser humano.
A Segunda situação que pensei muito esta semana é muito parecido com a que acabei de relatar, preservando algumas diferenças, é que aonde esta segunda ocorre é dito que se conhece Deus e sua palavra. É a que eu chamo a ARTE DO DESMERECIMENTO. A arte do desmerecimento é algo que todos nós uma ou mais vezes na vida já fizemos, com um fim, ver a desgraça de outra pessoa. Gosto sempre de analisar o que escuto, e na verdade mais tenho me incomodado com o que escuto dentro das igrejas que fora, pelo menos fora o ‘ar’ de superioridade não ecoa e nem se é estampado uma autoglória...pseuda humildade de alguns. O que tenho percebido assim como percebi no relato acima é que na igreja somos apenas um ‘número’, isso mesmo, um número que tem que andar de acordo com a normas ditadas pelo estatuto da religião. Se você cumpre o que a religião ordena, você é um ‘número’ que (aparentemente) tem a “benção” de Deus...é quente...ungido...da fé...do fogo...do poder....e de outros termos. Quando você não pensa como os demais, mais vive tua vida com Deus ocorre o risco de ser discriminado. É interessante como muitas vezes estamos num local que chamamos de livres e nos sentimos tão presos e amordaçados. É assim que muitos tem se sentido, é assim a vida de muitos que parecem que andam com um revolver na cabeça todos os dias e que se não pensarem ou agirem como a religião quer serão mortos. Pena dizer, mais mortos já estão.Quando não vivemos uma vida de liberdade com Deus somos apenas mortos entre vivos e não vivos entre mortos.
ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (Gálatas 5.1)
Aonde entra a “A ARTE DO DESMERECIMENTO”? Entra quando alguém superior(ou ao) começa a desmerecer uma pessoa. Já deu pra perceber que quando não gostamos de alguém a tendência que temos é desmerecer aquela pessoa. Se este homem faz um bom trabalho, pra o artista do desmerecimento não presta.Ele sempre lança algo que venha a ser contra.O artista do desmerecimento sempre vai levantar algo que faça com que a pessoa mencionada se sinta rejeitada,desprestigiada e inapta.É assim que funciona, é assim que age. Vejo isso dentro de igrejas. Alguém com cargo superior usa do púlpito ou do poder que tem para desmerecer outro. Não sei quem é pior, quem dá um tiro na cabeça de um jovem ou quem mata sonhos e humilha deixando a pessoa viva e sem vida?! Já ouviu algumas pessoas orando e dizendo: “...Deus retira todo empecilho que atrapalha a tua obra...” as vezes as pessoas que oram assim, pensam apenas e até desejam que Deus mate ou quebre o braço de uma pessoa que não concorda com algo da religião. Usam Deus como um capanga,um ‘cabra de lampião’... um jagunço. Esquecem que nossa luta não é contra a carne e o sangue, e sim contra os principados e potestades, nos lugares celestiais. Disse isso uma vez e repito, a pior oração é aquela que fazemos pedindo a Deus que nos livre do seu próprio povo. Talvez você tenha sido ofendido pelos “ARTISTAS DO DESMERECIMENTO”, mais existe um Deus que conhece teu coração e que te ama muito.Ele te conhece, por isso, descansa teu coração nele.
Uma coisa precisamos buscar hoje, agora ...já , e é Deus. Buscar o Senhor, buscar sua vontade. Precisamos a cada dia ser fortalecidos pelo Senhor e a pela força do seu poder. Buscar o Senhor é essencial, ele é quem determina o caminho de nossas vidas.
Os locais dos fatos podem ser diferentes, mas os efeitos são os mesmos. Quem atira, atirou porque pensou em si, em ser ofendido...Quem desmerece alguém , desmerece por que não aprendeu a respeitar pontos de vista...a ser flexível,a dialogar. Quantas coisas poderíamos resolver se nossos homens com “H” tivessem coragem de dialogar ou reconhcer a importancia do outro. O jovem que atirou usou uma arma,matou pelo objeto bala. O homem do púlpito tem que gerar vida pela palavra. A palavra é viva e eficaz , assim sabendo, entendemos que ela é apta para fazer o que apraz ao Senhor.
Meu coração esta descansado em Deus, o Deus que tem me feito sua imagem e semelhança...O Senhor que conhece os meus limites e falhas e mesmo assim, não desiste de mim. Te amo Senhor Jesus, o Senhor sim é fiel.
Grande abraço, semana de benção para todos em nome daquele que nos ama.

Por Robson L.Sousa

Um comentário:

  1. gostei muita da posiçaõ do caro irmão, pois realmente é a realidade q ocorreu no mundo!!!!!

    Precisamos abrir os olhos pra não enganarmos a nós mesmo!!!!

    bjimmmm

    ResponderExcluir