sexta-feira, 25 de março de 2011

EU E MINHA LÍNGUA GRANDE


A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. (Provérbios 18.7)

Não é a primeira vez que escuto que alguém ‘se perdeu pela boca’, Quantas pessoas foram destruídas ou destruíram outras por conta de sua ‘boca grande’.Quantos casamentos foram interrompidos por palavras mal’ditas num contexto de discurssão,não souberam esperar e por conta disso acabaram em separação. Tem algo que é muito interessante nas pessoas, e muitas delas até que se dizem ‘melhores amigos(as), é que quando uma pessoa que esta muito próximo de você acorre de brigar contigo, ela começa a falar tudo que ela realmente acha de você.Como um bêbado que por está bêbado fala aquilo que ele acha,por suas emoções estarem sensíveis, assim é uma pessoa que numa briga relata até os maiores segredos ditos apenas entre amigos. Presenciei uma discurssão dessas num ambiente de trabalho, e pude comprovar que perdemos o controle das palavras...chagamos ao ponto mais fundo do nosso ser, o coração, pois é de lá que a boca fala o que o coração está cheio.

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.
( Provérbios 10.19)
A palavra é uma arma, e uma das mais letais que já elaboradas. Numa lógica, uma bala para uma pessoa, uma palavra pode matar várias. É interessante falar sobre isso, pois a palavra tem assumido sua potencia até mesmo quando escrita, as redes sociais comprovam isso, temos uma necessidade de nos expressar e desde que a escrita foi exercita de forma a escrever nossas idéias revoluções foram feitas. Quando o (ex)jogador de futebol Ronaldo anunciava sua aposentadoria meses atrás um funcionário do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) em tempo real escrevia via twwiter algo sobre o presidente do senado brasileiro: "Ouvi por aí: "agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?"", dizia um post no Twitter do Supremo. (Fonte: estadão online). Não deu outra, o funcionário(a) foi demitido(a).
Existem pessoas que estão procurando os culpados por estarem envolvidos em confusões do lado de fora, quando na verdade a culpa esta do lado de dentro, de dentro da boca.
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. (I Pedro 3.10)

Caso parecido com esse, acorrido essa semana aconteceu com um ator enquanto se preparava para apresentar um espetáculo de teatro.Estando ele na capital do Estado do Piauí foi infeliz ao dizer (postar no facebook):
'Estamos em Teresina do Piauí, se o mundo tivesse um c., o c. do mundo seria aqui'.
Não demorou muito para ele ( o ator Marauê Carneiro) sentir na pela o vacilo por uma palavra , mesmo que em tom de brincadeira, gerar uma revolta em todo um estado. A apresentação foi cancelada, e um mal estar foi criado entre os outros membros da apresentação. Todo ato impensado gera conseqüências. Sofremos muito quando nossa mente desassocia aquilo que pensamos do que falamos. É preciso ter muito cuidado com o que,onde,com quem falamos...Palavras voam e pousam onde menos esperamos. A língua ‘é um fogo’ que destrói uma grande floresta. O que temos destruído com nossas palavras? Carreira de pessoas...Vida de filhos...Casamentos..Amizades...Alianças...Reputações... Essa é a grande questão.
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. (Mateus 15.18).
É notório que precisamos passar pela descontaminação da língua. E essa, só entregua a Deus para tal descontaminação. E que seja logo.

Grande abraços, Deus nos abençoe...nos dando palavras sábias como maças de ouro em salvas de prata para serem ditas em boa hora, servindo para edificação dos que a escutam.

Em nome de Jesus, por ele vivo,
Robson L.Sousa

2 comentários:

  1. verdade a lingua e um fogo que destroi uma floresta

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiii sua postagem realmente, devemos nos policiar nas formas de se expressar!

    ResponderExcluir