terça-feira, 9 de novembro de 2010

TRATA...mento


“E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”
(João 8.7)


Chega um tempo que ficamos com um olhar mais apurado diante dos fatos da vida. No que se refere a igreja de Deus ( ou o que se possa dizer....) Tenho observado a maneira como o povo de Deus tem sido tratado. O tratamento é o diferencial no evangelho, ele nunca vai poder ser abstrato. Jesus foi interpelado pelos seus discípulos sobre o que fazer com a multidão que estava reunida escutando as boas novas. Eles não sabiam o que fazer e quando souberem foram abstratos nos seu trato.

E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
Mateus 14.15,16


Jesus não podia despedir uma multidão cheia da palavra e vazia no trato material. O tratamento que Jesus deu aquelas pessoas foi relevante. Não os tratou como pessoas que apenas precisariam de um dos elementos substanciais a vida, o espiritual, mais também o alimento físico. Não falo aqui que devemos viver apenas do material, mais estou falando do tipo de tratamento que Deus nos dá. Ele os alimentou com palavra de vida e com o alimento (pão e peixe) que necessário a manutenção da vida. Seria muito fácil diante da sugestão dos discípulos apenas deixar as pessoas irem. Mais cuidou de todos os aspectos da vida das pessoas. O evangelho que prega o espiritual não pode negar as necessidades mais básicas da vida. Relatei tempos atrás o que um tipo de cuidado espiritual mais para espetual faz com as pessoas. Num encontro que ocorreu na igreja que congrego (uma igreja pentecostal tradicional ) quando fui receber uma senhora e por estar usando barba fui tratado como bode. A mulher coberta do pescoço aos pés tinha na verdade toda a sua língua descoberta ao mau trato com as pessoas. Espiritual sem o trato da língua é apenas religião vã e vazia. Andar com Jesus é muito (massa!) significante, aprendemos o que é o valor das coisas. Jesus não tratou aqueles homens como mercadoria. Ele os tratou com homens de respeito. Deixa-los ir com fome material é não validar o que ele havia falado no reino espiritual. O que esta acontecendo nestes tempos em alguns lugares é justamente o contrario. As pessoas são tratadas como elementos de amostragem. O povo de Deus tem sido tratado como objeto descartável, um produto do sub produto da religião. Alguns lideres tem que mostrar que suas igrejas são bem sucedidas. Todos tem que andar padronizadas, falando as mesmas línguas , utilizando os mesmos termos e na mesma “unção” ( é mistério!!!!). se saem fora disso, são pessoas menos crentes que as outras. Não fazem parte do seleto grupo dos que são escolhidos para uma obra “especial”. Daí partem para o baixo tratamento de tentar manter todos com uma visão das pessoas que não agem da mesma maneira do grupo dos politicamente corretos. E vira um período de caça as bruxas. Com isso saem pessoas machucadas, doloridas , frustradas com o tratamento que recebem. São discriminadas, sofrem até perseguições....e triste estou e fico em saber que tudo isso em nome de “deus”. Não falo de DEUS, pois DEUS não age assim. Deus nos dá a capacidade de interagir com ele para crescermos. E pelo menos discutirmos nossas questões. Volto novamente o texto de abertura deste comentário:

“E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”
(João 8.7)

Se você prestar atenção Jesus não disse: “lancem a pedra na pecadora”, mais ele disse: “...Aquele que de entre vós está sem pecado...” ele deu o poder de decisão para os próprios acusadores. Ele levou o caso ao debate analítico. Jesus tratou com a situação não apenas da maneira dele, mais da maneira deles. Gosto de Jesus pela maneira como ele trata o homem. Detesto o homem pela maneira com que trata Deus. Jesus tratou a mulher não como uma prostituta ou adultera. Ele não a tratou como um objeto e sim como alguém que merecia seu perdão graça e favor. Aquela mulher naquele momento do encontro não estava fazendo algo que merecesse a confia de Deus não! Deus mandou seu filho para revolucionar o trato com as pessoas. Sabe o que ele deu aquela mulher, ele deu valor. O que os homens fazem quando não fazem aquilo que eles querem que seja da maneira que eles querem é DESVALORIZAR a pessoa. Jesus mudou isso. Quebrou esse paradigma e nos dá o modelo de tratamento. Não sou objeto de uma padaria, exposto aos olhos do consumidor. Sou um ser em transformação , sendo moldado a imagem do seu criador que recebeu uma palavra que diz: vai e não peques mais... Por muitas vezes não consigo cumprir essa palavra, mesmo assim estou em transformação, um ser em construção e que também escuta Deus falar que se pecar tenho um advogado que advoga por mim, Jesus filho de Deus, meu salvador. Nunca esqueci algo que me disseram no meu treinamento missionário em jocum no inicio deste ano, é que Deus nos trata com respeito. Foi assim que ele tratou com aquela mulher, tratou seu pecado , tratou sua dor, e pode deixar uma marca que aquela mulher nunca vai esquecer, a marca do tratamento pessoal de Deus.
Sei que existem pessoas que foram muito machucadas pelos maus tratamentos não aprendidos de Deus mais que em seu nome o homem faz. Mais para você existe um Deus que cura suas dores. E que diz eu sou o balsamo de Gileade.
Reitero dizendo que não o povo de Deus não é objeto de prateleira. E sim homens e mulheres gerados para louvor e glória do nome do Senhor e sim assim não está ainda, que pelo menos esteja passando pelo período de transformação.

Ainda tinha mais a falar , mais ate a próxima...ainda em vida que Deus te abençoe!!!!!
Robson L.Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário