segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Meu pé de Manga


MEU PÉ DE MANGA


Talvez a pergunta feita ao ler o titulo desta reflexão seja: o que um pé de manga tem haver com o que vai ser falado? E a minha resposta é, com certeza, o caro leitor não precisará chegar até o fim pra entender o por que de ‘MEU PÉ DE MANGA’.

Bem, para entendermos o que Deus ministrou ao meu coração naquela manhã é preciso que você saiba onde trabalho. Sou funcionário público municipal, atualmente sou diretor numa unidade educacional. Numa manhã dessas , deste mês de novembro de 2009 estava eu sentado debaixo de uma árvore no pátio da escola, uma agaroba para ser preciso, e olhava eu para uma pé de manga que havia do lado, árvore esta que plantei no inicio do ano juntamente com outra que fica do outro lado. A do outro lado se desenvolveu, mais a outra agora que começava a se desenvolver, pois dias atrás resolvi retirar a terra que estava na pequena mangueirinha que não se desenvolvia, para minha surpresa e encanto, justamente naquela bendita manhã nasceram as primeiras folhas da mangueira, a areia que a sufocava não estava mais lá, ela estava vivendo um novo momento, o que a impossibilitava de crescer já não estava mais ali e a pequena mangueira começou a se desenvolver. Por vários minutos fiquei contemplando a simples árvore e pensando como uma simples retirada de areia fez com que a sua história de vida fosse outra. Foi muito interessante aquela experiência.
Quando vi a pequena mangueira e o tempo que passou sem crescer , sem se desenvolver logo pensei em mim. Pensei nos meus limites, pensei no que eu tenho que retirar da minha vida para que eu cresça. Com certeza existe algum tipo de areia na minha vida que eu preciso retirar para que o meu pé de manga/minha vida se desenvolva. No livro do profeta Ageu 2.19 diz: Há ainda semente no celeiro? Nem a videira , nem a figueira, nem a romeira, nem a oliveira tem dado os seus frutos;mas deste este dia vos abençoarei.
Existiam várias árvores ali, videira,figueira,romeira e oliveira e se você perceber estas não davam mais frutos. Qual o motivo para que estas não mais produzissem frutos? O que haveria ocorrido para não mais frutificarem? Será que havia muita areia como havia na mangueira do pátio da escola? Não sei, sei que elas não mais frutificavam. Talvez esteja assim na vida de muitos, quem sabe a areia tem impedido muitos de frutificarem e desenvolverem no reino de Deus, na sociedade , nos relacionamentos...não precisamos ser agrônomos para saber do que nossa árvore(vida) precisa para crescer, nós sabemos do que e em que precisamos melhorar. Sabemos o que precisa ser retirado das nossas vidas para desenvolvermos. Com que tipo de areia (pecado) temos tratado? Que areia (pecado) precisaremos retirar das nossas vidas para crescermos ou continuar crescendo? Talvez você olhou para sua vida e se viu cercado por areia que o impedem de crescer, diante disso , até veio o pensamento de desistir, chutar o balde...mais espere, tem algo que preciso lhe falar também, é que aquelas mesmas árvores que não frutificavam , voltaram a frutificar. O final do versículo nos diz: “...mas deste este dia vos abençoarei.” , que dia é esse? Que momento é este? Que ação é esta? O dia em que retirarmos da nossa vida o que na verdade nos prejudica, o pecado. Aquelas árvores voltaram a crescer, elas voltaram a frutificar, as ações de Deus foram manifestas quando deixaram de sua vida de engano. Deus está nos dizendo “mas deste este dia...” em que deixastes de (nome ou situação de pecado), voltei a te fazer frutificar.

“Não reine portanto , o pecado em vosso corpo mortal,para lhe obedecerdes em suas concupiscências.” Rom 6.12

Precisamos erradicar o pecado em nossas vidas. Não tem sido fácil. É um desafio constante. O Diabo anda em derredor, bramando , buscando a quem possa tragar. Quando olho para mim, reconheço que a cada dia preciso melhorar. Preciso da ajuda e da graça e Deus sobre minha vida. Acredito que o amado leitor também. E não há nada a fazer senão reconhecer que precisamos da sua graça e misericórdia constante para vencer as lutas e tentações que nos sobrevém.
Querido, se há na sua vida um momento embaraçoso, Deus diz que essas mesmas árvores que não frutificavam mais poderão frutificar. No texto do profeta Ageu 2.19, Deus não está falando de outras árvores que foram plantadas, ou trazidas para substituí-las, Deus está falando das mesmas árvores...parafraseio , Deus está falando de mim e de você, que se algum motivo tem nos feito deixar de crescer, ele é capaz de restituir-nos, pois ele é Deus de restituição. Acredito que como agrônomo espiritual, Deus preparou uma composição de FERTILIZANTE correto para nosso crescimento.
Primeiro componente: a oportunidade de pedirmos perdão e sermos alcançados por sua misericórdia.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Lam 3.22
Afinal, não queremos ser apenas árvores ornamentativas que não frutifique, queremos ser as árvores que Deus fala em Isaias 61.3 “...a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” Sim , queremos ser plantação do Senhor , o jardim preparado por Deus.
O segundo componente: amor “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16
“Nós o amamos a ele, porque ele nos amou primeiro.” I Jo 4.19
É queridos, o fertilizante composto que Deus utiliza para nós é perdão e amor. Espero ter contribuído para o crescimento da tua vida hoje em nome de Jesus.
MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo; E ele é a propiciação pelos nossos pecados... I S. JOÃO 2
Que através de minha e da tua vida o Senhor seja glorificado.
Um dia de benção pra todos, graça e paz!

Um comentário:

  1. Gostei dessa: "não precisamos ser agrônomos para saber do que nossa árvore(vida) precisa para crescer..."
    Quantas vezes eu limitei o crescimento da minha árvore simplismente por achar que era necessário eu conhecê-la completamente para cuidar dela... quando na verdade eu sabia de tudo o que ela precisava...
    hoje sei o que deve ser removido...
    e estou iniciando esse processo..

    ResponderExcluir