segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Qual a cor da ovelha que Jesus foi buscar?


Este final de semana(17 e 19/12.11) fui para a casa de minha tia em Oeiras-PI. Além da minha tia existem pessoas especiais ali pra mim, nos quais compartilhei de vários momentos bençãos. Foi um tempo muito bom , me diverti e aprendi muito. Num dos momentos de reflexão , pude perceber que não há nada mais gentil que a simplicidade. Sim , simplicidade das pessoas, das coisas, do jeito de falar e ser. Ser gente, sem nenhum outro mais adjetivo(R$) já faz do homem um grande ser. Ainda falando em simplicidade, ontem no culto na PIB Oeiras-PI (primeira vez que ali estava) , fiquei muito feliz em poder estar ali e ouvir o que ouvi. A principio uma palavra de confronto. O missionário que ali estava pregando contava sobre sua experiência no campo missionário, numa igreja em um bairro (um dos mais perigosos) na capital do estado do Piauí, Teresina. O ponto chave foi quando ele falou que “...nós como crentes temos o coração de Caim...um coração que só pensa em si...” (Gen 4.8),essa foi a base de sua ministração. Falava ele da importância de chegar naqueles que pensamos já estarem mortos para uma vida com Deus., pois assim foi com ele. Lembrava ele na sua narrativa de um motorista e uma jovem que pregaram para ele , e como aquele incentivo o fez entender que Jesus o amava , e o amando poder mudar a sua vida. Diante disso, me veio a perguntar: Que cor era a ovelha que Jesus foi buscar? Essa pergunta é feita mediante um adágio popular que diz que a ovelha ruim é a ‘ovelha negra da família’. Assim classificamos “ovelha negra” uma pessoa quanto aos seus conflitos e dificuldades que precisam ser moldada por Jesus . A superficialidade da igreja cristão fica a mostra, quando alguém não se comportando conforme os moldes da igreja “certinho” vacila, então o que era amando agora é odiado. Um exemplo bem claro: Um jovem músico , participante do ministério da igreja escuta que é amado por todos e a todo tempo... Escuta ele que seu talento musical é admirável. Logo todos demonstram carinho por ele. Existe problema nisso, de alguém amar e demonstrar amor à aquela pessoa? Bem, então suponhamos que esse jovem ‘amado e cheio de talento’ vacile com sua namorada e os dois ao terem relações sexuais acabam sendo imprudentes e ela fica grávida. Com certeza a igreja vai tomar suas medidas para fazer daquele ‘modelo’ algo que seja detestável aos outros, então vem a ‘disciplina’ e o jovem que antes era recebido e aos seus ouvidos era amado passa a ser a ‘ovelha negra’ da igreja, do rebanho. O amor que antes ouvia falar , agora se transforma em indiferença. Alguns amigos já não o tem como modelo a ser seguido. Os pais já alertam seus filhos para não serem ou até mesmo andarem com o ‘tal músico pecador’ , os que falavam com ele , hoje viram as costas...[]

Que confusão na cabeça daquele jovem. Então ele começa a se perguntar se realmente a ‘igreja’ amava ele ou o talento que ele tinha? Amava ele ou amava seu comportamento?

Ele agora se vê só, cheio de questionamentos sobre e o que seguir. Parece que ele viveu uma farça declarada “ nós te amamos’ , ele já não consegue mais dormir tranqüilo...[ ]

Essa ovelha , é esse rapaz, é essa moça, sou eu e é você quando vacilamos. Jesus não se importou em ir buscar a ‘ovelha desgarrada’ , nem em sentar com prostitutas ou comer com pecadores...., seja ela de que cor for. Ele apenas foi buscar, seguindo a direção e essência que compete a ele, seu amor. Deus diferente dos homens nos dota de talentos, mas não nos ama apenas pelo talento. Ele nos ama porque somos obra de suas mãos. Somos a sua imagem e semelhança. É importante destacar que não estou validando pecado, se pecamos temos as conseqüências , como também o perdão de Deus. Estou apenas dizendo que quando vacilamos e saímos do propósito de Deus, ele vai ser sempre o maior interessado no nosso regresso, ao ponto de ELE mesmo ir nos buscar.

Preciso estar repetindo isso para mim constantemente ‘há um caminho de volta...” e eu quero voltar, pois preciso de Deus constantemente em minha vida. Não somos perdido, Jesus nos encontrou e faz festa por nossas vidas “... Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’ ” . Lucas 15:6

Isso é muito forte!

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? Lucas 15:4

A bíblia diz que “Ele vai atrás”... a cor da ovelha é a cor do sangue de Jesus, o nome da ovelha é o seu e o meu... ‘vocês foram comprados por alto preço...”( 1 Coríntios 7:23) , por isso meu amigo, você que chegou ao fim deste texto, o Senhor é o maior interessado em tua vida com ele. Que o Senhor te direcione em nome de Jesus.

Por Robson Luis de Sousa/@robtigers

Nenhum comentário:

Postar um comentário