segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LEMBRANÇAS MOMENTOS NA TRILHA (IN JOCUM-NIKO)


Estes dias estava me recordando um tempo de Deus durante o período que passei na escola missionária de Férias na base de Jocum (este localizada na cidade do Crato-CE). Me lembrei do nosso tempo de NIKO, um treinamento em plena floresta do araripe. Tínhamos que seguir um trilha nos orientando por um mapa, tendo dois guias para nos monitorar. A caminhada começou, saímos meio sem entender o que o mapa apontava , mas assim seguimos. Éramos em quatro pessoas e os dois guias. Os guias na verdade mais perturbavam que ajudavam (assim era preciso, fazia parte....), enchiam nosso saco, pois havíamos saído sem comer nada, tínhamos em mão apenas um saco de granola( um pilado de tudo que você possa pensar: rapadura,amendoim,alpiste,castanha,farinha....) e um saquinho de suco em pó. Eu particularmente quase estresso com um dos guias, resolveu me provocar, por algumas vezes ainda revidei verbalmente, mas a vontade era subir no pescoço dele e dar uma mata leão (coisas de temperamento não tratado....), mais numa caminha que vc não sabe quanto tempo vai durar, pessoas treinadas para lhe tirar a concentração, vc precisa montar algumas estratégias. Logo fui percebendo que eles tentavam de todas as maneiras extrais algo de nós, nos manter ocupados falando, nos cansar era o objetivo deles. Havia sempre a liberdade da escolha, decidir se iríamos falar ou não era uma decisão nossa. Então combinamos para nos manter concentrados caminhada, assim fizemos durante um bom tempo. O que os orientadores falavam era sempre algo que nos atraia, falavam em comidas, pois sabiam que estávamos com fome, falava sobre nossos limites,sabiam que estávamos cansados...falavam coisas que nos confrontavam , sabiam que estávamos emocionalmente abalados. Já estávamos longe de casa quase 15 dias.
Eu fiquei focado na caminha, e aprendi muito...Eu mantinha o ritmo, na verdade eu e Naevne, uma das minhas companheiras de escola de férias, uma menina muito bacana, benção mesmo! Caminhávamos focados no que queríamos. Mais a caminhada me possibilitou aprender algumas coisas, algumas delas pratico ate hoje, o simples continuar caminhando. Uma outra lição que aprendi foi ter que esperar os outros, na nossa caminhada cristão. Tinha uma outra aluna que caminhava no esforço, ela não conseguia ter o mesmo ritmo na caminhada que os outros. Por conta dela, tive que diminuir meu ritmo, caminhava ao ritmo do grupo, assim fiz por algum tempo. durante a caminhada pude conversas mais com Naevne, cantávamos, sorriamos ,comentávamos sobre nossas congregações e desejos de conhecer mais a Deus, neste momento até os orientadores já sorriam também do que falávamos. Eu e Nae... (assim a chamávamos), fomos conversando e nos mantínhamos mais a frente que o restante do grupo, é claro sem nos mantermos longe dos orientadores, pois neste momento o plano dos orientadores estava funcionando, conseguiram manter os outros dois concentrados na conversa deles e diminuir o ritmo da caminhada. A trilha se apresentava húmida, caminhávamos em meio a lama e a chuva que caia...eu observava a vegetação, viajava com Deus, me perguntava se realmente aquilo era necessário para a minha vida? E entendia que era muito importante para mim. Naquela lama, tive que pagar 50 abdominais, o instrutor disse que estávamos muito distantes do grupo deles, e assim os 4 pagaram os 50 abdominais, pois a regra era essa: “um fazia,mais todos pagavam”.
Quero chegar, ao ponto chave dessa caminhada,algo que pode ate ter passado desapercebido pelos outros, mais que ficou gravado por mim. Estávamos entre dois caminhos, o mapa parecia estranho, o líder era outro, a decisão era dele...os orientadores ficavam apenas olhando. Então o líder na sua simplicidade disse: “vou orar.” E fez a oração, depois disse, vamos por aqui. A caminhada continuou, certo o caminho ou não, seguimos. Depois de um bom tempo caminhando era aquele o caminho realmente. Uma lição foi liberada naquela ação.
1-Nossos caminhos precisam ser orientados pelo Senhor - buscou ajuda;
2-Precisamos ter a atitude correta diante de situações - ele orou;
3- Precisamos agir – seguimos a orientação;


É... uma simples e importante atitude , determina nossa historia , nossos acertos , nossas experiências... Realmente, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam ao Senhor. Fui muito abençoado naquela floresta e em todo tempo que estive na EMF(Escola Missionária de Férias) e que espero poder relatar de outras vezes. Aprendemos a viver nossos limites e supera-los. Não tem como sairmos dali da mesma maneira, não tem como vivermos o que vivemos e sairmos da mesma maneira. É importante dizer que quando estamos num momento decisivo na nossa vida,precisamos correr para Deus, para o seu auxilio, seu refugio e orientação. Erramos quando pensamos que temos todas as respostas, sabemos todas as coisas, e que tudo esta ao nosso controle. As vezes é preciso que as coisas saiam do nosso controle para saber que tipo de atitude vamos ter. Isso me faz lembrar de Pedro que quando se viu cercado por soldados e vendo Jesus ser preso, ergue sua arma e lança-se na orelha no jovem Malco. A dor do golpe em Malco não é maior que a dor de Pedro de ouvir Jesus dizendo: “... Pedro, põem a tua espada na bainha...” , Jesus estava dizendo: “calma Pedro. Essa situação não saiu do meu controle, me prenderem não saiu do meu controle, nem mesmo a parte dilacerada da orelha desse jovem saiu ao meu controle, pode ter saído do seu Pedro, mas você esta do lado de quem realmente não perde o controle de nada....”as coisas saíram do controle de Pedro, mas não do controle de Jesus. Por isso,
quero te acalmar neste momento.Se você esta vivendo um momento difícil, mantenha-se focado em Deus, nada foge ao seu controle. Todas as coisas subsistem por ele. Se esta precisando de algo, se tens que tomar uma decisão, faça como aquele rapaz na trilha, ore a Deus e confie nas respostas do Senhor para a tua vida. Afinal os pensamentos de Deus ao nosso respeito são sempre de paz para nos dar o fim que esperamos.
Grande abraço!!!

Quem tem aprendido muito do Senhor, Robson L.Sousa.

Um comentário:

  1. Benção de DEus viu...fiquei com mais vontade ainda de participar...rsrs...Deus te abençoe ainda mais.
    Jéssica(juazeiro do norte.

    ResponderExcluir