quinta-feira, 11 de março de 2010

Casa de luto ou de Banquete?...Eis a questão!


“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração.” Eclesiastes 7.2
É interessante a leitura deste texto, pois aqui fala de duas situações totalmente ambíguas. Uma, a alegria de uma banquete. E quem não gosta de se banquetear com as iguarias de um banquete, seja ele um churrasco, um belo jantar, um almoço recheado e coisas desse tipo. O outro é uma situação de luto, onde externa e internamente mostra toda a dor sofrida pela perda de alguém que se ama. A morte nunca é boa. Essa separação do corpo físico, a matéria deste mundo que aqui vivemos nunca é bom, trás em si muita dor e sofrimento.Ninguém em sã consciência quer morrer...todos querem aproveitar sua vida da melhor maneira que se acha possível. Tem alguns que até pagam para congelarem seu corpo para que no futuro diante das tecnologias vindouras possam ter um meio de retornar as suas vidas. Tudo isso é muito interessante, mas o texto na sua compreensão é lindo, não pelo luto ou pelo banquete,mas por aquilo que ele tem a nos ensinar. Preciso chamar a sua atenção para uma palavra contida neste texto, a palavra ‘MELHOR’. O escritor diz:
“Melhor é ir à casa onde há luto...”, se ele diz que é “melhor” ir na casa onde tem algum sendo velado é que alguma coisa de muito importante ele tem a nos ensinar. Se fosse para relacionar o que existe numa casa de luto você relataria o que?
- o fim de uma vida;
- choro;
- sentimentos expressos;
- lembranças;
- um corpo paralisado dentro de um caixão.
A questão é, o que isso tem de bom? O que tem de ser aprendido de tão importante num velório? Bem a palavra dita é , ‘É MELHOR’. Mas quero informar que esse melhor fala às nossas vidas, naquilo que realmente somos aqui na terra.Diante do texto, o que somos:
1- INSENSÍVEIS - no comparativo do texto ele fala de banquete e de morte, e neste contexto de mundo sempre queremos aquilo que nos satisfaz, e se aquilo que nos satisfaz é um banquete,sempre vamos optar por um banquete. A insensibilidade tem tomado o coração desta humanidade, as pessoas tem se tornado “filhas do gelo”, geladas nas suas emoções, gelada na sua maneira de viver...sempre atrás daquilo que agrada ao ‘eu’ e nunca ao ‘nós’. Insensibilidade tem sido uma caracteristica dessa geração má e perversa.
“E, como foi nos dias de Noé, assim será, também, a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca.
E não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será, também, a vinda do Filho do homem.”Mateus 24.37-39

As pessoas veem nos noticiários, nas suas cidades e em suas famílias pessoas que morrem, que como dizem: “partem dessa pra melhor” e desde já digo que sem Cristo, não há nada de melhor em lugar algum. E com isso não aprendem, não se deixam ser trabalhadas pelo Espírito Santo. Em Romanos 1:21 diz: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.”. A dissimulação do insensíveis não é conhecer a Deus, e sim, conhecer a Deus e não fazer aquilo que é da vontade de Deus para a sua vida. Espero amado que você se abra a para Deus, para a maneira que ele quer fazer me tua vida.
2- CEGUEIRA ESPIRITUAL – As pessoas que vão para um velório ficam tão sensibilizadas com a família ou o falecido que acabam esquecendo suas próprias vidas. Analisam morto, o falecido e esquecem de suas vidas mortas por pecados. Na verdade estão cegas em si, cegas na sua vida relacional com Deus. O banquete cega a nossa forma de nos vermos. Nossas deficiências são visíveis quando estamos no processo de morte. Mas para as pessoas do banquete, a casa do luto é apenas uma casa onde existe um corpo dentro de uma caixa de madeira a ser velado.Satanás tem essa habilidade, a de cegar as pessoas.
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2 Corintios 4.4A vida dos velantes possivelmente seria igual a vida do defunto, se não fosse o fato de um daquela dos membros daquela sala estivesse morto. Jesus fala sobre isso que muitas das pessoas que velam um morto estão ou estiveram na mesma condição do morto.
“Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa aos mortos sepultar os seus mortos.” Lucas 8.22A cegueira espiritual tem tomado de conta de muitas pessoas, elas tem seus olhos físicos normais, mais estão cegas para uma vida e um andar com Deus.
Querido, abre os olhos, olha para aquele que pode mudar a tua vida, deixe que os mortos enterrem seus mortos. Comece hoje a viver uma vida de sobremaneira abençoada com Deus.
3. VIDA LIMITADA – temos a triste mania de acharmos que somos eternos. O mundo dos cosméticos são os que mais geram dinheiro, tudo isso porque as pessoas se esquecem do principio de nascer e morrer. Plásticas,cremes,hidratantes,clinicas dermatológicas, e até fios de ouro no rosto...tudo isso para minimizar as ações do tempo sobre uma vida limitada. Nossa vida tem um prazo, temos uma validade aqui na terra. Somos finitos quanto a matéria física chamado corpo. Então está na casa onde há luto nos faz entender isso.É alí o final da vida. É alí onde terminamos os nossos dias, onde aprendemos que umas pessoas viveram uma vida que realmente valeu a pena, e penalizados ficamos quando entendemos que muitos morrem ao tempo sem terem sido realmente significativos tanto para homens quanto para Deus. Na casa do luto, sabemos o fim de todo homem, a morte. É naquele local onde o choro, a dor,a saudade,a tristeza predomina que a bíblia diz que é o MELHOR local para se estar. As vezes estamos tão envolvidos no banquete/nossa vida corriqueira de cada dia / que esquecemos isso, que nossa vida tem um limite.As pessoas perderam a noção de limite,acham que podem tudo e que nada pode ser feito para os conter.Na verdade existe uma ordem para todas as coisas, existe um tempo , exista uma semeadura daquilo que plantamos.
“Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem SEMEAR, isso também ceifará.” Gálatas 6.7

Diante disso, o que tem plantado na tua vida? Pois nessa terra tudo tem um fim e um propósito.
Comecei a escrever este artigo no local onde trabalho, e em meio ao que escrevia recebi a noticia que uma rapaz, bem jovem, pai de família que foi trabalhar fora, havia morrido, caiu de cima do carro e faleceu. A esposa saira neste mesmo dia para o encontrar, na esperança de ao chegar ter no esposo o abraço e aconchego de um novo começo de vida numa terra distante da que ele nascera. Mas triste fim para um jovem,uma esposa , para uma família...enquanto o corpo estendido no chão está, ela viaja sonhando no tão esperado momento de reencontrar aquele que projetara sonhos futuros com ela. Mas na limitude da vida, será tomada pelo golpe da vida, a noticia que não gostamos de receber, que seu marido, o amado marido morreu no cumprimento de seu trabalho para poder dar uma vida não tanto sofrida para a esposa e seu filho. A mulher não vai mais encontrar o marido, mas sim, com o limite da vida. Ela vai se encontrar num ambiente de analise, isso mesmo, num local onde a dor e a tristeza se misturam com a analise de nossas vidas limitadas.
“Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a FLOR da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua FLOR;” I Pedro 1.24 Nossa vida é comparada a uma flor, que nasce no inicio do dia e no final da tarde se murcha e até cai. Mais uma coisa há de se destacar, é ali no local de morte onde se vê o fim de todos os homens, de como viveram suas vidas. É naquele local que temos ver o morto na sua estrutura de madeira e diante daquilo analisar como temos levado a nossa vida.
Sua vida é o bem mais valioso de todos, acredite, Deus não te ama por aquilo que você tem e sim por aquilo que você é. Seja de Deus , entenda que tudo aqui é passageiro e que um dia, por aquilo que em vida fazemos seremos cobrados. Termino com um texto bíblico que trata sobre isso, sobre aquilo que fizemos em vida.
“LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.” Eclesiastes 12.1-4
Temos por conclusão que realmente está na casa onde há luto é o melhor para nossas vidas.

**Meus sentimentos a família do Eridan , jovem casado que foi buscar melhoras de vida em outra cidade e no dia de hoje faleceu,atropelado por um caminhão.Sua mãe e pai perdem um filho, a esposa o parido, o filho o pai...Deus seja o consola dessa família nessa hora. Rogo que você ore também por eles, em nome de Jesus.

Grande abraço, em Cristo sempre somos mais que vencedores!

Por Robson L Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário