quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PERCEPÇÕES DE UM CEGO


“ e ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar e a dizer: Jesus , filho de Davi,tem misericórdia de mim!”
(Mc 10.47)


Gostaria que você soubesse como cheguei a este texto e o que me motivou a estar escrevendo no sobre o mesmo no blog.

Estava indo eu a igreja, conversando algumas coisas em comum com outros dois irmãos da juventude, tratávamos sobre instrumentos musicais, sobre a possibilidade de desenvolvermos algumas de nossas habilidades nesta área ( e digo de passagem,que mais converso sobre isso que toco, ralo numa bateria ainda, e preciso muito melhorar..rsrs) e quando passávamos pela frente da casa de um senhor não muito velho, falei sobre apito, sim , “apito” , discorríamos sobre tocar e então falei: “ e ai turma , um dos instrumentos que sei tocar é apito.” Quando terminei a frase, o senhor nos indagou e disse: “ que horas começará o jogo? ”.Foi muito rápido, fui muito perceptivo aquele rapaz , ele como o cego da bíblia , também é deficiente visual. Fiquei admirado, ele foi muito perceptivo e aquilo de alguma forma mudou o meu dia e fiquei a pensar a percepção que uma pessoa sem visão tem das situações da vida.
É claro que isso me fez meditar em algumas coisas, e me fez ir ao encontro do texto do apostolo Marcos que fala justamente sobre um cego chamado Bartimeu. Não vou entrar agora no mérito daquele cego, do cego da bíblia, mais na verdade queria reflexionar com você sobre pontos que acho extremamente importantes e que acredito que vai muito nos abençoar.

PRIMEIRO , EXISTE MUITO GENTE QUE JÁ PERDEU A PERCEPÇÃO DA VIDA.
“DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem.” (Sl 53.1)

De onde esse louco tirou a idéia de que não há Deus? Senão de um coração que radicalmente perdeu a percepção da vida e de quem a constituiu. Assim como este, muitas pessoas já não conseguem mais viver, estão desapercebidas, o “deus” deles é o ventre, não conseguem mais ver um palmo diante de seu nariz na ótica espiritual, e até na natural , perdeu-se o brilho da vida. Pessoas que não conseguem mais se alegrar pelo simples fato de estarem vivas e com saúde e acabam vivendo o azedume de uma vidinha limitada pela falta de percepção. Pior de tudo , é que esse tipo de pessoa não existe apenas fora da igreja, mais a cada dia se alastra dentro de quatro paredes e um teto, muitos até bonitos por fora, bem penteados, cheirosos, “lustrados”, mais destituídos do brilho da graça. Não vêem mais sentido em nada, já sabem de tudo.São sempre os melhores, nunca erram, sempre acertam. Vivem tão acostumados com tudo, que Deus pra eles já virou um vizinho e muitas vezes um vizinho bisbilhoteiro, pois a vida não pertence mais a Deus e sim, são deles mesmos. Entendo eu que estas pessoas precisam da luz que ilumina as trevas.
“O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.” (Mt 4.16)
Que a luz brilhe na vida e coração destes que assim procedem.


SEGUNDO, EXISTEM PESSOAS QUE PENSAM QUE OUTRAS PESSOAS PERDERAM A PERCEPÇÃO DA VIDA.

Volto para o texto em Marcos capitulo 10, e posso ver ele, cego Bartimeu ,até imagino a cena:

“E, ouvindo que era Jesus de Nazaré...”

O cego esta lá mendigando, ninguém olha pra ele, ninguém dá valor, ninguém se comove e promove o encontro dele com o salvador. Ele continua lá, capinha nas costas, mão estendida e um vontade enorme de mudar de vida, de ter outra historia, de sair da miséria e o que o levava para a autocomiseração mental, física e espiritual. Mais ai acontece o improvável...
Mais acho que o que ninguém esperava é que ele estivesse, como aquele cego do inicio da historia, com sua percepção voltada para toda movimentação do ambiente. As pessoas ali não o perceberam, mais ele percebeu o que estava acontecendo. Isso foi o fator que levou Bartimeu a mudar de vida, a gritar e a dizer: “Jesus eu estou aqui, e se bem percebo, tu podes me ver , mesmo as pessoas não me vendo, mesmo ninguém olhando pra mim, mesmo “eu” te conhecendo apenas de ouvir passar e falar, sei que tu podes mudar a minha vida. Estou pronto Jesus, estou aqui, o milagre começa por mim, sou o primeiro neste momento que (apenas) passa por este caminho, e não pararei enquanto algo não acontecer, meu nome (Grita) BARTIMEU.”
O que fez a diferença na vida daquele cego, foi sua percepção.
É triste, porém verdade constatar que existem pessoas que pensam que outras pessoas perderam a percepção para as situações em sua volta. Eles estão lá, as vezes cobrando o que já deveria ter sido feito a muito tempo, mais por enquanto apenas cobram, pois a decisão maior é dos outros. Amados , existem coisas que apenas o tempo de vida vão lhe oportunizar, estou aprendendo, o meu desejo de aprender é enorme, e sei que talvez outra pessoa, um adolescente leia esta reflexão e diga que a questão do tempo é balela, mais o tempo nos marca com experiências. Com isso tenho aprendido a ser mais franco, primeiro comigo mesmo, aprendo que preciso melhorar a cada dia, segundo , no meu relacionamento com os outros, que preciso melhorar a cada dia. Mas existe algo que não dá pra ser e nem quero que sejam, um exemplo , alguns de vocês podem ler algo aqui no blog e discordarem, tem toda razão se assim o fizerem, é um direito e gosto que lhe cabe. Porém , ser hipócrita não dá e assim tenho procurado, NÃO O SER.
Para estas pessoas que pensam que outras pessoas perderam a percepção da vida, é muito fácil se exporem num momento de banquete para mostrar que tudo esta bem e que sempre foi assim apenas para simpatizar sua classe. Vou dar um exemplo claro de como essas pessoas agem.
Uma mulher, dona de casa que cobra do esposo uma mesa de jantar nova para poder receber os amigos de forma agradável não está fazendo nada além de reivindicar algo que lhe é de direito, a casa também é dela. Um dia o patrão, no local de trabalho, diz que dois dias depois irá jantar na sua companhia de seu empregado e em sua casa. O dono da casa que nem ligava para o pedido que sua mulher diuturnamente fazia (e com razão),agora se preocupa com a situação da mesa e resolve comprar uma mesa linda e elegante para poder receber bem seu chefe de escritório. Numa ação nada mais , nada menos para simplesmente transpassar que sempre tinha aquela “bendita mesa” na sua sala de jantar.
É triste, é decepcionante , mais muitos tem agido desta maneira, vejo isso fora, vejo isso, principalmente dentro da igreja. O que precisa ser melhorado que alguém que esta na sua vida ou onde você congrega sabe que precisa e não o faz? Pelo simples fato de “pensarem que outras pessoas perderam a percepção da vida”.e que tudo que estão fazendo é correto, chegando ao ponto de falarem como aqueles homens sem percepção alguma falaram: "fique calado, ele não te escuta". Parece que quando diziam isso, expressavam sua auto justificação: "apenas nós sabemos e somos detentores de Deus e de seus misterios." Que pessoas falidas na sua essencia, que miseraveis espirituais... Deus provou que as coisas acontecem quando ele quer, ele determina o curso das nossas vidas e operando ele quem vai impedir? Deus sempre terá o melhor pra você e pra mim, continue esperando nele, mesmo que não te vejam ou reconheçam, mesmo que " a figueira não floresça...o produto da oliveira minta , os campos naõ produzam mantimento ...e nos currais não haja vaca, todavia alegre-se em Deus" que te chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Em nome de Jesus, abundante graça sobre tua vida!!!
Querido(a), glória a Deus por sua vida, por tudo que tens vivido e por ainda ter a percepção neste mundo tenebroso e cruel que fazem de pessoas que poderiam ser canais de benção em reféns das circunstâncias. Pra não alongar muito ficarei por aqui, espero ter alcançando um ponto da tua vida e alcançando-o que haja mudança pra melhor nela. Numa próxima oportunidade estarei refletindo mais com vocês. Um dia de benção a todos, Graça e Paz!

Por Robson L. Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário